Assistimos atonitos a episodios que nos chocam, atitudes extremadas de individuos considerados "loucos", Exagerados, assassinos, esquizfrenicosetc. Imediatamente depois desses episodios segue - se invariavelmente o surgimento de explicações e analises de especialistade de diversas areas do saude mental e fisica, criminalistas e doutores que apontam apenas e diretamente ao individuo a culpabilidade absoluta sobre seus atos, apresentando um individuo que forma-se alheio a sociedade que o rodeia e influencia com suas tradições, moralidades e crenças.
Não é pretensão deste refletir justificar ou minimizar a culpa individual do sujeito dessas ações mas, interrogar nossas instituiçoes sobre o seu papel na formação do individuo e as formas que se constroem esses processos sociais,apontar dimensoes possiveis desse caso, olhar a questao da incapacidade de nossa sociedade proporcionar uma educação que promova efetivamente conceitos de respeito a igualdade e o direito de representaçao e de existencia de diferenças culturais, etnicas, físicas religiosas etc... O direito a diferença e um pressuposto para a existencia da igualdade de direitos e de deveres.
A escola atual alem de nao promover ssa igualdade e propor uma reflexão ativa sobre a diferença e o respeito a ela, faz o caminho inverso, estimula a disputa a esterotipação e a segregaçao dentro de seus ambientes, atos estes que infringem a legislaçao do país, inclusive a constituição, isso se dá principalmente pela falta de um projeto efetivo de educação e do despreparo dos gestores publicos no trato do sistema educacional. Se tiver duvidas sobre isso vá as escolas publicas estaduais de nosso pais e peça o projeto poilitic pedagogico do estabelecimento, vera que grande parte nao os possui ou os tem desatualizados e mal proposto.
A escola atualmente propõe desde os primeiros dias de aula ja na educação infantil processos de exclusão de cidadaos em formação, seja ensinando valores sem os refletir ou mesmo ensinando a partir de modelos descontextualizados de formação. Esse processo leva ao longo do processo a formação do bullying permanente.
outro aspecto importante e analisar como os meios de comunicação fazem sua parte no processo de exclusao e formaçao dos individuos, mas quanto a isso nao precisaria nem falar basta voce fazer o esforço mental de analisar como sao moldados os valres esteticos em nossa tv, radio,e internet.
apos tudo isso voce pode refletir sobre a quem cabe a culpa também, e muita vezes cabe ela a todos nos por nossa omissão diante dos fatos que fingimos nao ver ou em muitas vezes gargalhamos copiosamente destas situações. pense nisso....
Nenhum comentário:
Postar um comentário